Autenticação

O Clube Pioneiros de Voleibol foi idealizado em meados de 2001 e criado no ano de 2011 pelo professor de Educação Física e técnico nível III da Confederação Brasileira de Voleibol Luiz Mario Firmo Goulart.  Durante sua época de estudante universitário, na cidade de Bagé, Goulart costumava passar as noites estudando, escrevendo e projetando estratégias para popularizar o voleibol na cidade de Rio Grande, mediante a criação de um clube voltado para crianças e jovens de baixa renda, tendo em vista que sua cidade natal se constitui, em maioria, por bairros carentes, fator este que mais tarde seria fundamental para a criação do CPV.

 

Em 2005,Goulart conclui sua graduação em Educação Física na cidade de Bagé, e regressa a Rio Grande com o intuito de pôr em prática suas idealizações e conhecimentos, porém, nessa época, lamentavelmente o Clube Pioneiros de Voleibol não se concretizou, e muitos dos esforços feitos para atingir o êxito almejado não prosperaram, de modo que a criação do tão sonhado clube teve de ser adiada.

 

No ano seguinte, o técnico procurou se estabilizar e tentou reunir forças e capital para consolidação do CPV, sendo que no período de 2006 a 2010 ocupou funções no SCRG (Sport Clube Rio Grande), como Coordenador do departamento de voleibol do clube. Atuou também como professor de quatro escolinhas sendo dessas três sociais, técnico de duas equipes na categoria adulto feminino e masculino, preparador físico da equipe feminina e também foi responsável pelo setor de marketing.

Ainda assim, infelizmente as portas continuaram a se fechar. O desgaste oriundo do acúmulo de funções acarretou em um difícil relacionamento com as “parcerias”, adiando ainda mais o nascimento do CPV, Goulart, que até então estava mal orientado, sentia-se exausto e decepcionado e acabou se afastando do voleibol por aproximadamente dois anos. E por mais dois anos o CPV não sairia do papel.

 

Toda essa situação sensibilizou Clemente Mieznikowski, criador e coordenador do Bento Vôlei, a equipe da cidade de Bento Gonçalves, com diversas participações na superliga e campeã da liga nacional de voleibol. Assim, movido pela determinação e persistência de Goulart, Mieznikowski não somente notou o caminho errôneo adotado até então para a solidificação do CPV, como também lhe oportunizou a obtenção de uma visão adequada acerca do funcionamento de um clube de voleibol, convidando o técnico para trabalhar uma semana em Bento Gonçalves, a fim de que ele pudesse conhecer de fato, o trabalho lá desenvolvido e se inteirar a respeito da área de marketing, administração, metodologia e pedagogia do BV.

Sendo assim, após voltar do curto, porém proveitoso período no Bento Vôlei, e comperspectivas renovadas, a criação do CPV começa a ocorrer, de modo que o idealista Goulart chega a Rio Grande com uma nova visão acerca de todo o contexto, que dentre outros objetivos, busca popularizar o voleibol na cidade, integrando uma cultura e uma tradição na mesma.

 

No dia 03/07/2011, o professor e técnico Luiz Goulart, organiza a primeira reunião para a discussão da criação do clube, que teve a participação dos professores de Educação Física Henrique Borges Gomes e Reinaldo Rodrigues Magalhães, bem como do analista de sistema Leandro Marques, após a reunião foi formado a 1º diretoria do Clube constituída pelo então Presidente: Alexandre Cordeiro Guimarães Zanotti, 1° Vice-Presidente: Claudio Rodrigues Olinto,Vice Presidente de Administração: Marcio Neutzling Soares, Vice Presidente Cívico-Cultural: Arthur Almeida Teixeira, Diretor-Secretário: Leandro Souza Marques, Diretor Tesoureiro: Cleber Leguissamo Alves, Diretor de Patrimônio: Sidnei  Ragner Lang Otto, Presidente do conselho deliberativo: Wagner Hereda Maurent, Vice presidente do conselho deliberativo: João Lopes Freitas,  1º secretario: Élie Floriano  de Oliveira, 2º secretário: Rafael Gallo Costa, 1º Conselheiro fiscal: Rogério  Schroeder Lopes, 2º Conselheiro fiscal: Jorge Alberto Prestes Daniel, Fundador: Luiz Mario Firmo Goulart, Fundadora: Thais Sayão Rubira e o também Fundador: Henrique Borges Gomes.  

Em13/07/2011 é criado o site do clube pelo programador Rodrigo Mendozza. O que possibilitou a constituição de parcerias e patrocinadores como, a academia Musculomania, a distribuidora de água e gás Zé Lima, a empresa Açotubo de Guarulhos de São Paulo, o Mercado SB e a Lancheria Dog do Alemão, os quais foram imprescindíveis para a concretização das ações do clube. Na mesma data a professora e mestre Thais Sayão Rubira começa a elaborar toda a documentação necessária para a oficialização do Clube via cartório.

 

O primeiro núcleo social foi inaugurado no dia 13/09/2011 no ginásio do Clube Regatas, no mês de outubro do mesmo ano, e formada a primeira equipe feminina do clube. A primeira competição feminina foi na disputa do quarto Meting de Voleibol Feminino, Balneário Pinhal – 2011. A equipe tinha a seguinte formação conforme a foto mostrada no sit.: Auxiliar técnico Henrique Gomes, Ingrid Magroski, Bruna Vieira, Fernanda Varella, Tayara Rost, Ingrid De Werk Würzler, Bruna Molon, Bianca Molon, Karen Rost, técnico Luiz Mario Goulart, a libero Mayara Mendonça, Beatriz Coutinho, Vanessa Tarouco, Luisa Miranda, Djuliane Oliveira e Élie Oliveira.

 

Em março de 2012 é formada a primeira equipe masculina, e a primeira competição disputada foi a Copa Clube do Professor gaúcho, cidade de Porto Alegre. A equipe foi Vice Campeã. O grupo era constituído pelos atletas Bruno Ribeiro,Alexandre Zanotti, Halley Lino de Souza, Ori Peterson Chaves, Allan David, Wyse Kopplin, Regis De Lima Sexa, Marcos Oliveira, Técnico Luiz Mario Goulart,Wagner Maurente, Iago Stocker, Gabriel Zanotti, Alisson Benites, NithaelStocker, Pedro Olmedo e o libero Henrique Gomes, conforme a foto mostrada no sit. Porém não demoraria muito para o primeiro título da história do Clube que veio no dia 26 de agosto de 2012, na Copa Santa Maria/RS, torneio masculino. O grupo era constituído conforme a foto mostrada no sit: Técnico Luiz Mario Goulart, Iago Stocker, Allan David Wyse Kopplin, Álvaro Chagas, Pedro Alves, Cristiano Kutter, Itaiuã Lukasewicz Rago, Marcos Oliveira, Nithael Stocker o líbero Henrique Gomes e Pedro Olmedo.

 

O primeiro festival organizado pelo Clube para reunir os alunos/atletas das escolinhas sociais ocorreu no dia 27/10/2012, reunindo para o evento mais de 80 crianças dos bairros Castelo Branco e Parque São Pedro, que contou ainda com a presença do então recém-eleito o prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer e o vice-prefeito Eduardo Lawson.

O evento teve inicio após um jogo exibição entre os atletas da equipe masculina que se  mesclaram entre titulares e reservas.Na oportunidade todas as crianças receberam medalhas, além disto, o Clube oportunizou almoço a todas as crianças, e logo após o almoço foi realizado o primeiro programa cidade histórica do CPV com a visita de todas as crianças ao museu oceanográfico, assim teve início à importante e vitoriosa história do clube, tanto em suas ações sociais quanto nas competições disputadas em todo estado do Rio Grande do Sul.

 

Em fevereiro de 2016 a Dupla de vôlei de praia do Clube Pioneiros formada por Cristiano Kutter e Rafael Keruba torna-se Campeões da 1º etapa do campeonato gaúcho organizado pela Federação Gaucha de Voleibol, titulo inédito, nunca conquistado antes por uma cidade da Região sul do estado.
Em Março a dupla conquista o Bi do circuito, no mês de Abril ocorrem mais três etapas a primeira delas a dupla fica com o vice, porém nas outras duas etapas seguintes conquistam o Tri e o Tetra, a grande final do Campeonato ocorre no mês de Maio, onde a dupla sagra-se Campeã Gaucha de vôlei de praia de 2016, competição organizada pela Federação Gaúcha de Voleibol
A dupla entra para a historia do Clube, Cidade do Rio Grande e Reigão sul do estado como a 1º dupla de vôlei de praia a conquistar não somente uma etapa do circuito profissional, como a primeira a ser bi, tri, tetra e penta campeões das etapas, e por ser a primeira a conquistar um titulo estadual oficial.

No ano de 2016 o Clube é campeão da competição mais tradicional da Região Sul do Estado o 20º Manecão, que ocorre na Cidade de Hulha Negra, com o titulo o Clube garantiu vaga na Copa Volei Gaucho.
Mais uma vez o Clube faz historia para esporte da cidade do Rio Grande, Nunca antes uma equipe da cidade havia se classificado para uma competição oficial, organizada pela Federação Gaúcha de Voleibol.

Patrocínio

Parceiros