O caminho de Santiago de Compostela
Provavelmente uma das trilhas mais concorridas da Europa, o Caminho de Santiago é a rota mais antiga da Espanha. Com uma paisagem exuberante e uma jornada carregada de história, o Caminho de Santiago é o destinho turístico preferido dos aventureiros e peregrinos.
Decerto o Caminho de Santiago tem certa fama mundial e muitas pessoas já ouviram falar dele. A trilha que surge de uma peregrinação católica em direção a Catedral de Santiago de Compostela também conta com muitos aventureiros. Assim sendo, essa jornada é uma experiência única que mistura a superação pessoal, o esporte, a cultura e a natureza. Isso porque nele é possível estar submerso em exuberantes paisagens, monastérios cheios de história e transeuntes de todas as partes do mundo.
Um pouco de história
O Caminho de Santiago nasce na idade média com o achado da tumba do apóstolo Tiago o mais velho. Essa é um fato muito curioso que desacatou uma onda de peregrinações católicas até a Catedral de Santiago de Compostela onde está enterrado o seu corpo. Logo esse é o caminha mais antigo e concorrido de toda Europa, alcançando a categoria de grande centro de peregrinação junto com Roma e Jerusalém.
Aproximadamente mais de 200 mil peregrinos passam pela famosa rota. Desse modo o caminho francês, o primitivo e o do norte, são declarados Patrimônios da Humanidade pela Unesco. Contudo, vale ressaltar que a trilha não é apenas uma caminhada de peregrinação religiosa, como também teve um papel fundamental no progresso da identidade Europeia.
Como se preparar fisicamente para o Caminho de Santiago?
Exatamente como qualquer outra atividade física extrema o Caminho de Santiago é uma trilha que pode demandar uma certa preparação prévia. Isso por que até uma das rotas mais curtas conta com mais de 100 km de distância. Em suma, o Caminho de Santiago realmente supõem um certo desafio físico e mental, principalmente porque a maioria das pessoas não está acostumada a percorrer longas distâncias durantes muitos dias.
Em outras palavras, quando temos um estilo de vida sedentária o corpo não está acostumado a viver situações de estresse. Assim sendo, é importante estar preparado mental e fisicamente antes de começar essa incrível aventura. Portanto, antes de organizar a caminhada em direção a Catedral de um dos apóstolos de Jesus, é necessário um planejamento de treinamento de minimamente 2 meses prévios a trilha.
Qual melhor período do ano para conhecer a Catedral de Compostela caminhando?
No hemisfério norte as estações do ano são invertidas comparadas ao Brasil. Além do mais é possível experimentar temperaturas abaixo de 0 em estações mais frias, inclusive na primavera dependendo da onde esteja. Por essa razão uma das melhores épocas para poder iniciar o Caminho de Santiago é a primavera, entre abril e maio. Logo outra opção seria também, o começo do outono, que se estende por todo o mês de setembro até a metade de outubro.
Neste sentido, também temos que ser conscientes de que a melhor época na verdade é quando temos tempo livre. Dessa maneira, muitos aventureiros decidem fazer a viagem no verão europeu, quando é possível ter um período mais largo de férias. Por essa razão é possível encontrar uma grande massificação de peregrinos nessa época do ano. Em suma, a melhor época na verdade é aquela que se adapte melhor as nossas necessidades e objetivos nessa maravilhosa jornada.
Conselhos para preparar a mochila antes de iniciar a rota
Finalmente, depois de planejar e organizar a viagem da maneira que se adapta aos seus objetivos, chegou a hora de preparar os últimos detalhes. Logo, a mochila deve ser muito bem elaborada para poder suprir todas as necessidades e imprevistos que surjam no decorrer do caminho. Desse modo, um dos primeiros detalhes que devemos levar em consideração é o peso da mochila, já que estaremos pendentes de transportá-la durante todo o percurso.
Assim sendo, na hora de preparar a mochila é vital saber escolher os utensílios essenciais para a viajem. Além do mais, vale a pena comprar uma mochila que tenha uma maneira de prender pela cintura, assim distribuindo melhor o peso. Por outro lado, na hora de organizar as coisas é importante dar prioridade as coisas que vamos utilizar com menos frequência na parte interior, para que os objetos de uso frequente estejam disponíveis com maior facilidade.