Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante

Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante

O voleibol é um dos esportes mais apaixonantes que existem. Todo mundo já praticou alguma vez na vida, seja em modo de brincadeira ou nas aulas de educação física na escola. O vôlei foi criado nos Estados Unidos, conquistou adeptos mundo afora, tem seu lugar de destque nos jogos olímpicos e já ganhou diferentes modalidades e adaptações, como o vôlei de praia, o futvôlei, ou o biribol.

Uma das curiosidades do vôlei é o fato de ser o esporte de maior paridade entre competições masculinas e femininas, é um esporte democrático. Inclusive a União Soviética incentivou a prática deste esporte olímpico porque o reconhecia como um esporte de ideais comunistas. Era o esporte que jogavam os soldados norte-americanos logo depois das batalhas, durante a Segunda Guerra Mundial. Outra curiosidade do vôlei é o ranking mundial, Cuba ocupa o primeiro lugar com o maior número de prêmios, seguida da seleção brasileira e somente em terceiro lugar aparece Estados Unidos, depois Itália e Rússia.

voleibol-2

História do voleibol

A história do voleibol começa nos Estados Unidos, no final do século XIX, precisamente no ano de 1895. Foi criado por William George Morgan, um professor de educação física da Associação Cristã de Moços da cidade de Massachusetts. Sua ideia era criar uma prática esportiva que não envolvesse tanto contato físico e evitasse lesões entre os jogadores. Foi batizado inicialmente de “mintonette”, depois passou a ser chamado de “volley ball”. Mais tarde, o voleibol foi levado ao Canadá e aí, então, começou a se espalhar pelo mundo.

Já na década de 1940, boa parte do mundo já conhecia e praticava esse novo esporte, a ponto de ser criada sua federação internacional em 1947. O primeiro campeonato mundial de voleibol ocorreu em 1949 na Tchecoslováquia, entre os jogadores masculinos. Foi incluido como um dos jogos olímpicos somente a partir de 1964. No Brasil o volei chegou em meados do século XX, mas como um esporte tipicamente feminino. A Confederação Brasileira de Voleibol foi criada em 1954 e o esporte ganhou grande visibilidade nacional em 1984, quando o Brasil ganhou a medalha olímpica pela seleção masculina. Desde então, o país acumula vitórias tanto na Liga Mundial, quanto nos jogos olímpicos nas categorias masculina e feminina.

Características e regras básicas deste esporte

O vôlei é um dos esportes mais praticados no Brasil atualmente. Suas características são muito simples e envolvem basicamente uma quadra de 18m, uma rede, duas equipes de seis jogadores cada uma e, claro, uma bola. Somente mãos e braços tocam na bola, mas todo o corpo se movimenta nesse esporte de alto consumo calórico. O ponto é marcado quando a bola toca o solo na quadra adversária. E os jogadores se empenham para que isso seja possível, com saques, saltos, passes, cortes e defesas espetaculares. É um esporte que exige muita criatividade, técnica, habilidade e preparo físico.

O jogo começa com o saque e, depois de sacar, a equipe não pode tocar na bola mais do que três vezes. A partida é divida em 5 sets e vence cada set a equipe que alcançar 25 pontos primeiro, mas com uma diferença mínima de dois pontos em relação à pontuação da equipe adversária. Para vencer o jogo é necessário ganhar três sets.

voleibol-3

O líbero: o jogador defensivo do voleibol

A função de líbero do voleibol é exercida por um dos jogadores da equipe de voleibol. Foi criada e introduzida em 1998 pela Federação Internacional de Voleibol que desejava ampliar o tempo de jogo e deixar o esporte mais atraente para seus espectadores. O líbero é um jogador especializado em recepção e defesa, ou seja, nas ações do fundo da quadra. O líbero desempenha funções específicas que os jogadores de voleibol que ocupam as demais posições em quadra não estão autorizados a executar.

Existem regras específicas para este jogador defensivo. O líbero não pode ser capitão da sua equipe, fazer ataques, saques ou bloqueios. Deve usar um uniforme próprio, que o diferencie de todos os outros. Uma das vantagens desse jogador coringa é que ele pode substituir qualquer jogador e isso não conta para o limite permitido a cada equipe, exceto se for um jogador na zona de ataque.

Quais são os diferentes tipos de voleibol que existem?

A paixão pelo voleibol já fez com que este esporte, nascido na educação física e que alcançou os jogos olímpicos em menos de um século, ganhasse novas modalidades e adaptações. Na quadra, além do volei tradicional, também se pratica a modalidade de volei paraolímpico, em duas categorias, sentado e em pé.

Da quadra, o volei alcançou também as areias da praia, já na década de 1920, em Santa Monica nos Estados Unidos. A primeira competição oficial de volei de praia ocorreu em 1947, na Califórnia. Na década de 1960, em uma das praias do Rio de Janeiro, surgiu uma novo tipo de voleibol, que passou a usar mais do que as mãos, as pontas dos dedos e os braços e adotou o uso da cabeça, pernas e pés, misturando-se com o futebol e fazendo nascer o futvolei. Os jogadores, nesta modalidade, se reduziram a uma dupla, trio ou quarteto.

Por fim, no Brasil nasceu também um esporte chamado Biribol, criado na cidade de Birigui, pelo prof. Dario Miguel Prado, que se pratica na piscina e tem as regras muito semelhantes ao voleibol. Se existe uma bola, uma rede e gente disposta a se divertir, queimar caloria ou passar o tempo em boas companhias, o voleibol é, certamente, uma das melhores opções de esporte.

Autor: Cecília Leão Marçal
Data da publicação: 16 abril, 2020

Relacionados

Como voltar a fazer musculação?

Como voltar a fazer musculação?

Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio